terça-feira, 7 de julho de 2009

Cronologia

1910: Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasce aos 27 de agosto em Skopje, hoje, atual Macedônia, a mais joven de três filhos de um comerciante de materiais de construção albanês.

1928: Tornou-se uma noviça na ordem de Loretto, onde conduziu uma missão nas escolas da Índia, adotando o nome de Irmã Teresa.

1929: Chega em Calcutá para lecionar no colégio Santa Maria.

1937: Assume os votos como freira.

1946: Enquanto viaja de trem para a cidade de Darjeeling, nas montanhas, para se recuperar de uma tuberculose e para fazer seu retiro espiritual, ela disse ter recebido um chamado de Deus para servi-lo através "dos mais pobres dos pobres"

1947: Autorizada a deixar sua ordem, mudou-se para um bairro pobre de Calcutá, onde estabeleceu sua primeira escola.

1950: É fundada a Congregação das Missionárias da Caridade.

1952: Inaugara o “Nirmal Hriday” (Puro Coração) – Casa para os moribundos; no ano seguinte, seu primeiro orfanato.

1962: Recebe o “Padma Shri”, seu primeiro prêmio, pelos trabalhos comunitários. Por muito tempo, ela usou o dinheiro do prêmio para fundar dezenas de novas casas

1979: Recebe o "Prêmio Nobel da Paz"

1982: Convence Israelitas and Palestinos a um cessar fogo, pelo tempo que fosse necessário para a retirada de 37 criancas mentalmente retardadas, de um hospital na cidade sitiada em Beirute.

1983: Sofre um ataque cardíaco, quando visitava o Papa João Paulo II em Roma.

1989: Sofre um segundo, e desta vez, mais grave ataque cardíaco, ocasião em que os médicos decidem implantar um marca-passo.

1990: Anuncia sua intenção de renúncia. É convocada uma assembléia para a escolha da sucessora. Por votos secretos, Madre Teresa é reeleita com apenas um voto contra - o seu próprio - e retira a solicitação de renúncia.

1991: Adquire Pneumonia em Tijuana-México, levando-a um agravamento cardíaco, sendo hospitalizada em La Jolla, Califórnia – E.U.A.

1993: Fratura três costelas em Roma, devido a uma queda. É hospitalizada por malária em Nova Delhi. Em setembro, é submetida a uma cirurgia para desobstruir vasos sanguíneos, em Calcutá.

1996: Recebe o título de cidadã honorária dos Estados Unidos da América.

1996: Como resultado de uma queda, fratura a clavícula. Sofre de malária novamente e sofre novos problemas cardíacos no ventrículo esquerdo, em agosto. Ameaçada por infecção pulmonar e re-ocorrência de problemas cardíacos, em setembro. É internada no hospital com dores no peito e com problemas respiratórios aos 22 de novembro.

1997: 13 de março, renuncia ao posto de superiora da ordem. E no dia 5 de setembro retorna à Casa do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário