terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Missionárias da Caridade

A Família Religiosa

A Misericórdia de Deus continua a bater aos corações por todo o mundo, chamando vários jovens para se juntarem a esta aventura de amor nas Missionárias da Caridade, como Madre Teresa.
Todos nós, irmãs, irmãos e padres, toda a nossa Congregação está aqui para responder a este apelo, porque cada vocação é um chamamento único a seguir Jesus Cristo. Tal como a Madre Teresa, também nós tivemos as nossas dúvidas e sentimos a nossa pequenez para esta missão: ela repetiu-nos muitas vezes que nós não o escolhemos a Ele, foi Ele quem nos escolheu.
Durante um período inicial de 3-4 anos somos formadas como religiosas (o noviciado) e somos depois confirmadas nessa vocação, comprometendo-nos com os votos temporários durante 5 anos ao que se segue, após um ano de formação, a Profissão Perpétua.
Somos 4.000 irmãs, activas e contem-plativas, de 80 nacionalidades em 130 países. Temos 697 casas por todo o mundo, das quais 222 estão na Índia.
Também existem irmãos Missionários da Caridade, activos, contemplativos e sacerdotes. Temos colaboradores e missionários leigos que partilham o carisma e o trabalho do amor, além de muitos voluntários de todo o mundo que partilham as nossas obras de amor – muitos deles deslocam-se mesmo à Índia e a outros países para trabalhar connosco.
O objectivo da nossa sociedade é saciar a infinita sede de Deus pelo nosso amor, que foi manifestada por Jesus na cruz, sobretudo o dos mais pobres dos pobres, através da nossa vida consagrada de castidade, pobreza e obediência, com um serviço livre e de todo o coração a essas pessoas.
Nas nossas capelas do mundo as palavras de Jesus na cruz
“Tenho sede” estão escritas para nos lembrar do tremendo amor de Deus por cada um de nós. Madre Teresa, desde o início, compreendeu este chamamento para o servir enquanto Missionária da Caridade, um chamamento à santidade e ela prometeu que daria santos à Igreja.
Madre Teresa sempre repetiu e recordou às suas filhas que fossem determinadas na vontade de caminhar para a santidade. Ela ensinava-nos e pedia-nos para repetira depois dela:
“Eu vou, eu quero, com ajuda de Deus, ser santa”.
Muitas vezes ouvimo-la dizer em público:
“a santidade não é um luxo de poucos, as um dever simples para todos”. Um santo é um ser humano completamente vivo e desenvolvido que permitiu que Deus vivesse dentro dele e amasse através dele: a nossa missão é lembrar mesmo aos mais pobres este dever de santidade e mostrar-lhes um caminho de santidade.
Quando rezamos os nossos corações ficam purificados para podermos ver Deus nos pobres e servi-lo. Quando amamos entramos no coração de Deus e ficamos cheios de amor, paz e alegria.
Jesus diz-nos na Bíblia que
“o que fizeres ao mais pequenino é a mim que o fazeis.” O nosso 4º voto, de serviço livre e total aos mais pobres dos pobres, material ou espiritualmente, sem olhar a raças, credos ou nacionalidades, significa uma ajuda imediata e efectiva quando não têm mais ninguém que os possa ajudar:
- Alimentando os famintos, não só com a comida, mas com a Palavra de Deus.
- Dando de beber aos sedentos, não apenas a água, mas também com o conhecimento, a paz, a verdade, a justiça e o amor.
- Abrigando os que não têm um tecto, oferecendo mais do que uma construção material, juntando um coração que compreenda, que cuide e ame.
- Tratando os doentes e os moribundos, os fracos e os deficientes, no corpo e no espírito.

Damos de graça o que recebemos de graça, não levamos nenhum dinheiro aos pobres pelo serviço que prestamos, vivemos totalmente da Divina Providência para as necessidades dos que estão ao nosso cuidado. Apenas recebemos o que a Providência nos dá. Não fazemos projectos.
Deus providencia através da ajuda espontânea do amor de cada um, seja o dinheiro, o serviço voluntário, o transporte ou ajuda profissional, para que as Missionárias da Caridade prossigam o seu trabalho. Sabemos que muitos deles fazem grandes sacrifícios para nos ajudar; a nossa gratidão são as nossas humildes orações por eles e suas famílias.
Uma das coisas que notamos constantemente é que os colaboradores e voluntários ficam muito felizes por nos ajudarem e são muito generosos.
Mesmo o que se faz por um pobre, temporariamente, é abençoado por Deus para sempre.
Madre Teresa ensinou-se muito pacientemente a utilizar meios simples e humildes no cumprimento da nossa missão. Os pequenos actos feitos com amor têm um poder tremendo para tocar os corações e mudar as vidas dos outros.
A Madre costumava dizer:
“os actos de amor são actos de paz”.
Através de pequenos e humildes actos de amor, os nossos pobres e doentes experimentaram o amor de Deus e a sua presença preocupada, respondendo-lhe com gratidão e amor, recebendo a sua paz e o seu perdão.
Para continuar a fazer o que fazemos em todo o mundo precisamos de uma profunda vida de oração e união com Deus. A nossa Madre costumava dizer-nos que não somos trabalhadoras sociais, mas contemplativas com o coração do mundo;
vincava, também, que tínhamos de rezar e fazer silêncio, porque é no silêncio do coração que Deus nos fala.
Todos os dias passamos 4 horas em oração, divididas ao longo do dia. Através da Eucaristia e da adoração eucarística diante do Santíssimo Sacramento recebemos o amor divino, a luz e a energia para reconhecer, amar e servir Jesus nos mais pobres dos pobres. Como a Madre Teresa nos costumava dizer,
“quanto mais carinhoso for o nosso amor por Jesus, pão da vida, tanto mais carinhoso será o nosso amor pelos pobres”.
Deixai-nos pedir a Maria, mãe dos pobres, e a Madre Teresa que nos dêem corações como os seus, cheios de amor e ternura, para que possamos trazer uma nova esperança, uma nova paz, amor e alegria ao mundo e sejamos abençoados com o mesmo amor cem vezes mais aqui na terra e para toda a eternidade, como Jesus disse.
“O que fizerdes ao mais pequenino dos meus irmãos é a mim que o fazeis”.

Irmã Mary Christine, MC


2003-10-07 |

3 comentários:

  1. que madre teresa olhe por todos nos. linda essa vocaçao das missionarias da caridade. viver para os pobres, amando as pessoas com amor humilde.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para contribuir com as missionárias? Não encontrei nada a respeito

    ResponderExcluir
  3. Como faço para contribuir com as missionárias? Não encontrei nada a respeito

    ResponderExcluir